quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Síndrome da Boneca Barbie



A beleza e as formas da boneca Barbie são um sonho de consumo e o ideal de beleza para muitas meninas.
As adolescentes se torturam porque foram ensinadas, desde cedo, a tentarem se parecer com ela. Precisam se privar das delícias das indústrias das balas, chocolates, sorvetes que são oferecidos incessantemente na televisão.
"O corpo é um reflexo da sociedade, a ele se aplicam sentimentos, discursos e práticas que estão na base da vida social", destaca a médica.
Sem perceber, muitas vezes a própria família acaba despertando o problema. "Os pais acabam ferindo a auto-estima das filhas quando dizem que elas estão gordas e que precisam fazer regimes. Isso quando não proíbem alguns alimentos nas refeições", lembra a Dra. Carmen Lúcia Schettini. Atitudes como essas na adolescência são complicadas, pois geralmente o corpo da menina está em transformação. De acordo com a médica, agindo dessa forma muitos pais acabam fazendo as meninas negar a própria imagem.


Fonte: http://revistacorpore.com.br/index.php/Emagrecimento/016-Anorexia-Complexo-de-Bar

Você já parou para pensar sobre esta influência?

2 comentários:

Ane disse...

Concordo que a midia coloca a imagem do belo de uma forma totalmente equivocada do que a opniao da maioria das pessoas, a questao da midia mostrar torna como padrao do que deve ser belo, o sucesso, aparencia e a fama, acabam por impressionar muito as pessoas, que quando se comparam com o mundo da fantasia que a midia coloca, ficam frustadas, ansiosas e ate tristes, pois pensam que nao se enquadram. Isso vai tao longe a ponto de haver preconceito com pessoas que nao "se encaixariam" neste "padrao".
E claro que isso esta em todas as pessoas, pois nao conseguimos, e nem podemos, nos fechar para as informacoes, acaba por se fixar nos pais tambem, que de uma forma, muitas vezes implicita, passam para os filhos.
Ai o aparecimento das doencas... lamentavel... mas tratavel.
As pessoas precisam aprender a se amar... se olhar, se sentir e se bastarem por si so...
Apos isso... o sentimento de satisfacao e felicidade consigo mesmo e imenso.
Adorei o BLOG pessoal!!!
Ane Vidaletti

Cristiane e Solange disse...

Muito obrigado pelo comentário! Adoramos sua opinião!

Abraços e volte sempre!

Cris e Solange